20 de outubro de 2014

DESAFIO SOBREMESA: ROLO DE MAÇÃ E BOLO MÁRMORE COM MOUSSE DE CHOCOLATE


O meu queridíssimo amigo Pedro, autor do blogue A Árvore da Vida, decidiu desafiar-me a fazer uma sobremesa, após ver aqui publicada a receita das duas mousses de chocolate. Aceitei o desafio e assim, na passada sexta feira, encontrei-me com ele na sua casa e decidimos pôr mãos à obra; enquanto ele escolheu um bolo mármore com uma deliciosa cobertura de mousse de chocolate caseira, eu fiquei-me por um rolo de maçã, numa espécie de acolhimento do outono (se bem que esta semana as temperaturas vão voltar a subir, que S. Pedro deve andar com os termómetros avariados).


A receita, adaptada daqui, é super simples, o que não significa que o resultado não seja óptimo.

Rolo de Maçã:

Recheio:
800g de maçãs, descascadas e sem caroço
1/2 chávena de margarina derretida
5 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de Licor Beirão (Vinho do Porto também serve)
1 pau de canela
Canela em pó
1 limão

Partir as maçãs aos cubinhos e reservar o equivalente a maçã e meia numa tijela. Levar a margarina com o açúcar ao lume e, quando este derreter, adicionar as maçãs que não estão na tijela, juntamente com o sumo do limão e o pau de canela e mexer, envolvendo as maçãs na mistura de margarina e açúcar. A meio da cozedura poderá ser necessário adicionar um pouco de água, por isso tenham atenção. Quando as maçãs estiverem moles adiciona-se o Licor Beirão e deixa-se cozer até que as maçãs tenham uma consistência de puré. Adicionam-se os cubinhos de maçã restantes, junta-se canela em pó e deixa-se ferver durante cinco minutos. Deixa-se o tacho e deixa-se repousar outros cinco minutos, tirando a tampa posteriormente para deixar arrefecer. Não esquecer de deitar fora o pau de canela.

Massa:
6 ovos
1/2 limão
130g de açúcar
100g de farinha sem fermento
açúcar em pó para decorar

Pré-aquecer o forno a 200º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e untar com margarina.
Bater as gemas, o açúcar e o sumo de meio limão até ter um aspeto esbranquiçado e cremoso. De seguida, batem-se as claras em castelo (dica: meia colher de café de sal fino ajuda a que elas fiquem firmes) e misturam-se gentilmente, com uma colher de pau, com as gemas, o açúcar e o sumo de limão.
Juntar a farinha (mais uma vez com a colher de pau, muito gentilmente), verificando que fica bem misturada na massa. Verter o preparado para o tabuleiro e levar ao forno. Para ver se está pronto utilize o teste do palito, deve demorar uns 10 a 15 minutos, dependendo do forno.
Retire do forno e desenforme para cima de um pano húmido. Retire o papel vegetal e barre com o recheio das maçãs. Deixe arrefecer um pouco e, com a ajuda do pano, enrole a massa. Atenção, não deixe arrefecer demasiado, ou a massa partir-se-á.
Apare as extremidades, coloque num prato e polvilhe com açúcar em pó.


Confesso que não sabia como é que esta receita ficaria, pelo que foi uma bela surpresa! Infelizmente, e por falta de tempo, faltou um saboroso chá de tília a acompanhar este rolo, para ser uma receção ao outono em grande.
Poderão ver a receita do bolo mármore com cobertura de mousse de chocolate do Pedro aqui. E, Pedro, ficas desde já intimado a fazer o "Desafio Prato Principal"!

Mais uma vez, a dona deste blogue não se responsabiliza pelos quilos a mais que a balança pode acusar, a quem comer esta sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário